
Atlético-MG, América-MG, Cruzeiro e Athletic estão classificados; Patrocinense, Caldense e Democrata SL disputam o Triangular do rebaixamento
A última rodada do Campeonato Mineiro, neste sábado, definiu os quatro classificados às semifinais do Campeonato Mineiro 2023. Melhor primeiro colocado, o Atlético-MG enfrenta o Athletic (segundo melhor colocado), enquanto o América-MG (segundo melhor primeiro) encara o Cruzeiro (terceiro melhor primeiro colocado).
- Cruzeiro x América (11/03, sab às 16h30) - Arena do Jacaré/Sete Lagoas
- Athletic x Atletico (12/03, dom às 16h) - Arena Unimed/São João Del-Rei
Por ter sido o melhor primeiro colocado, com 20 pontos, o Galo leva vantagem para a semifinal e também para a final, caso passe do Athletic na semi. Joga por dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols.
O América-MG terminou como líder do Grupo B com 18 pontos. Com a vitória sobre o Tombense por 3 a 1, o Coelho também definiu que o Cruzeiro será o seu adversário na semifinal.
O time gerido por Ronaldo Fenômeno ficou no empate com o Democrata SL por 1 a 1, em Cariacica, e precisou depender da ajuda do rival. No confronto, o América tem a vantagem de dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença.
Rebaixamento
Nesta edição, um triangular de turno e returno será disputado para definir quem serão os dois rebaixados. O regulamento previa que os três times de piores campanha estariam na fase. E os três serão do Grupo B. Patrocinense, Caldense e Democrata SL com as piores campanhas e vão decidir os dois que irão para o Módulo II em 2024.
Troféu Inconfidência
Será a disputa entre o quinto até o oitavo colocado melhor da fase de classificação. A disputa é no mesmo formato da semi e da final do Mineiro, com jogos de ida e volta. Quinto melhor, o Tombense enfrenta o Pouso Alegre, enquanto Villa Nova e Democrata GV vão duelar no outro encontro.